25 de maio de 2018

Atividades

O ReDHAc oferece aos alunos da UCPel duas frentes de trabalho/atendimento, a inclusão e o nivelamento.

A inclusão amparada no Regulamento de Apoio ao Estudante com Deficiência, Resolução 355, que considera os Estudantes que apresentam dificuldades no processo de aprendizagem e participação no contexto acadêmico, decorrente da interação dinâmica entre fatores ambientais e/ou limitações do estudante, sejam elas físicas, sociais ou sensoriais.

O Nivelamento se justifica, atualmente, pelo acesso a Educação Superior estar mais facilitado, fazendo com que as universidades convivam com as mais diversas formas de aprendizagem. Tal fato faz com que existam interesses e necessidades que devem ser atendidos para que todos façam uso pleno de seus potenciais.

Considerando-se a diversidade de perfis de estudo e desempenho manifestados pelos alunos diante dos desafios acadêmicos promovidos pela instituição, cumpre-nos empreender esforços no sentido de distinguir tais perfis, identificando habilidades prevalentes e eventuais dificuldades observadas nas relações desses sujeitos com o conhecimento.

Neste sentido, diante dos problemas de aprendizagem que emergem cotidianamente no transcorrer da ação educativa, a competência diagnóstica do professor e da instituição deverá ter implicações significativas no planejamento pedagógico, podendo assegurar a elevação dos desempenhos dos discentes, bem como a consolidação do compromisso da instituição com a inclusão social/pedagógica de seus acadêmicos e egressos.

Para isso, são ofertadas três propostas de nivelamento na UCPel: Língua Portuguesa, Informática e Matemática.

Língua Portuguesa:

Oferecer a oportunidade de aprimoramento das habilidades de compreender e escrever, em português, textos de diversos gêneros.
Proporcionar aos participantes, por meio da teoria e prática, o reconhecimento de conceitos de gramática e gênero textual, suas diversas modalidades, visando o uso dos mesmos;
Aperfeiçoar a leitura e a interpretação;
Desenvolver aspectos de coesão e coerência;
Oportunizar práticas de escrita, de produção e também o esclarecimento de uso;
Apresentar as regras da Nova Ortografia;
Trabalhar a pontuação, o uso de pronomes e a concordância nominal/verbal.
Informática

Promover a capacitação de alunos para trabalharem com os recursos básicos de Windows, Word, PowerPoint e Internet através de módulos.
Apresentar noções básicas e conceitos da informática e do seu funcionamento.
Contribuir para um processo de democratização do conhecimento e inclusão digital visando, também, o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Conhecer os ambientes virtuais SAPU e Moodle e seu funcionamento.
Matemática

Melhorar as condições do ensino-aprendizagem de Matemática atendendo as expectativas e necessidades individuais, minimizando as dificuldades apresentadas pelo aluno;
Proporcionar uma nova visão do estudo de Matemática, por meio de procedimentos interessantes, agradáveis e de fácil compreensão.
Revisar cálculos numéricos, cálculos algébricos, conceitos básicos matemáticos;
Aplicar os conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos;
Propiciar a troca e a experimentação que muito favorecem o aprimoramento do processo educativo;
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático;
Garantir o interesse e o gosto pelo aprender promovendo o uso adequado e prazeroso do Laboratório de Matemática.

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